sábado, 28 de fevereiro de 2009

ANIMAIS AQUATICOS

Animais aquáticos
Os animais aquáticos constituem um grande e diversificado grupo. São compostos por espécies pequenas e inofensivas aos gigantes e poderosos das águas. Formado por peixes,crustáceos , mamíferos e moluscos.
Os moluscos são animais de corpo mole que, em sua grande maioria, apresentam uma concha de calcário, podendo ser externas ou internas e de cores, formatos e tamanhos variados. São animais capazes de se adaptar tanto a ambientes aquáticos como terrestres. Seu corpo é formado por três partes: cabeça, pé e massa visceral. O grupo dos moluscos se divide em três classes classificadas como:
Gastrópodes – Este é o grupo mais diversificado dos moluscos, pois pode viver tanto no mar, como em rios de água doce ou em ambiente terrestre e úmido. Os gastrópodes aquáticos respiram por brânquias e os terrestres por pulmões.
Os gastrópodes são representados por caramujos, caracóis e lesmas.


Bivalves – Estes possuem o corpo formado por uma concha de duas partes chamadas de valvas. Este grupo é formado unicamente de animais aquáticos e vivem nos mares ou em água doce. Não apresentam cabeça, mas possuem boca. São representados por mexilhões e ostras.
Cefalópodes – A característica principal desses animais é a de possuir os pés na cabeça. Seus pés são modificados em tentáculos. Esses animais só se reproduzem uma vez na vida e morrem logo após a reprodução.São representados por lulas, polvos, nautilus e argonautas.

Crustáceos
Os crustáceos são animais artrópodes que possuem uma crosta protegendo o corpo em sua maioria animais aquáticos e de respiração branquial. São de grande importância a cadeia alimentar, pois servem de alimento aos peixes e outros animais maiores. Seu corpo é divido em: cabeça com dois olhos, dois pares de antenas, um par de mandíbulas e dois pares de maxilas; e o abdome. A parte interna do seu corpo é constituída por aparelho digestivo, câmara cardíaca, aparelho circulatório, aparelho excretor, aparelho respiratório, sistema nervoso e órgãos sensitivos. Os crustáceos são divididos em dois grupos:

Decápodes - São crustáceos que possuem dez patas. Geralmente, as duas patas dianteiras são modificadas e bem desenvolvidas para captura de alimentos.Os principais representantes dessa classe são os camarões, caranguejos, lagostas e siris.
Isópodes - apresentam numerosas patas e todas semelhantes. O principal representante desse grupo é o Tatuí.
Mamíferos
As diversas espécies de animais aquáticos se distribuem em mares, oceanos e rios conforme as adaptações de cada espécie para se alimentarem e reproduzirem.
As baleias assim coco todos os mamíferos, possuem sangue quente e respiram pelos pulmões. São incrivelmente adaptadas a vida aquática e quando submersas se comunicam através de estalos e assobios
Peixes
Os peixes são vertebrados aquáticos de sangue frio. Em geral, possuem o corpo alongado, nadadeiras, respiram por brânquias e apresentam o corpo coberto por escamas.Os peixes são primeiros animais vertebrados, ou seja, que possuem esqueleto ósseo (composto de cálcio) ou cartilaginoso (composto de matéria orgânica). A classe dos peixes é muito grande com cerca de 25.000 espécies diferentes em todo o mundo.

Tubarões

Os tubarões fazem parte de uma família muito antiga de animais. Os primeiros existem cerca de 200 milhões de anos antes dos dinossauros sofreram muitas mudanças ao longo do tempo. Hoje existem aproximadamente 375 espécies de tubarões pelo mundo.
Os tubarões são peixes valiosos, pois desempenham um papel crucial na limpeza dos oceanos, tragando animais mortos e refugos
Os tubarões são os animais mais capacitados sensorialmente. Tem uma capacidade incrível de perceber estímulos de todos os tipos, sendo capaz de perceber uma gota de sangue em um milhão e meio de gotas de água a uma distância de 30 metros. O olfato é fantástico, e a sua audição e a linha unilateral estão ligadas e funcionam como radares para perceber vibrações na água. São dotados de uma espécie de sensores elétricos e por isso consegue perceber a sua presa através dos impulsos elétricos. São carnívoros tendo em sua dieta composta de peixes, crustáceos, lulas, polvos, tartarugas, raias e outros cações. Habitam as águas costeiras e oceânicas, desde a superfície ao fundo em quase todos os oceanos e mares. Podem viver até 80 anos. Em geral, preferem águas mornas o que os faz nadar em direção as praias. Ao contrario do que se pensa, os tubarões não gostam de carne humana, mas sim os confundem com suas presas e por isso atacam. Dentre as 375 espécies existentes, cerca de 30 já atacaram os seres humanos, e desses 30 apenas 5 são considerados os mais perigosos.
Conheçam agora algumas espécies marítimas.






Acesse ao site
http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/aquaticos.html

2 comentários:

  1. CONTEUDO INFORMATICO PARA EDUCAÇAO FUNDAMENTAL SUJESTAO DE TURMA 2 ANO

    ResponderExcluir
  2. como que um animal marinho respira?

    ResponderExcluir